Reflexões

Quem?

Quem é santo? Quem é maduro? Quem é perfeito? Quem possui a estatura de Cristo? Quem é espiritual? Quem é forte?

Mesmo que falemos que não nos consideramos mais fortes do que ninguém, em algum momento, nos sentimos maior do que o irmãozinho débil. Mais maduro do que aquele irmão que chamamos de carnal. Ser mais forte não constitui um pecado. Se considerar melhor, superior aos irmãos, isso é tropeço e pecado, mas se você é mais maduro ou forte do que alguém isso não é um pecado.

Paulo disse que devemos “amparar os fracos”. Logo, existe alguém mais fraco, mais débil na fé. O neófito por exemplo tende a ser mais débil na fé. Ser novo convertido não é ser pior no reino de Deus. Se existe um bebê na sua casa, não significa que ele é o pior da família. Ele é apenas o menor, o mais fraco, o mais imaturo. Se você é o único adulto em uma casa, não significa que você é o melhor. Você é apenas o maior, o mais maduro, o mais forte. Apenas isso. Não se trata de ser melhor do que o outro. Você apenas está a mais tempo na terra do que ele.

O mesmo se dá no reino de Deus. Quando somos irmãos maiores, mais parecidos com Jesus, com maior estatura espiritual, isso não nos faz melhores ou mais especiais para Deus. Este pensamento do maior ser melhor, do mais forte ser melhor, se fundamenta na filosofia do mundo. O mundo ensina que o maior é melhor. Será? Ele diz que o mais forte é melhor. Será mesmo? Penso que isso não se aplica a tudo. Davi e Golias poderiam nos ensinar esta lição.

“Ora, nós que somos fortes devemos suportar as debilidades dos fracos e não agradar-nos a nós mesmos.” Romanos 15:1, RA.

No reino de Deus, a quem mais é dado, mais é exigido, cobrado. Os mais fortes, por exemplo, devem suportar as debilidades dos fracos e não agradarem-se a si mesmos. Se não suportamos os mais fracos, se não nos desagradamos em favor do outro, ou não somos tão maduros quanto supúnhamos ou não queremos encarar o nosso dever. “Ora, nós que somos fortes devemos…”. Os mais fortes não apenas podem mais, eles também devem mais.

“Portanto, cada um de nós agrade ao próximo no que é bom para edificação.”Romanos 15:2, RA.

É bom lembrar àqueles que gostam de agradar os outros em tudo que este mandamento é bem específico: “agrade ao próximo no que é bom para edificação”. Não é apenas agradar o próximo, mas agradar apenas no que é bom para edificação.

No amor do Senhor Jesus Cristo,

Sérgio Franco
Twitter: @francoamd7
Facebook: https://www.facebook.com/sergio.franco.servolivre

 

Conexão Eclésia
Últimos posts por Conexão Eclésia (exibir todos)

Conexão Eclésia

Amamos a Jesus, por isso lutamos por Sua vida na Igreja.