Reflexões

Para eu não me desviar

Lendo um dos últimos salmos de Davi, me maravilhei com o conhecimento de Deus que este homem experimentou e em como permaneceu firme no seu amor ao Senhor até a sua morte, dependendo da direção de Deus para sua vida mesmo em anos de velhice. É impressionante a quantidade de situações diferentes de sua vida em que Davi pediu o socorro do Senhor e foi respondido. O que fica claramente visível é que Davi confiava de todo coração no Deus de Israel. Ele realmente trazia o Senhor para as inúmeras situações em que vivia.

Davi experimentou todos os tipos de medo, de frustrações, de certeza de incapacidade diante de inimigos bem mais fortes. Mas, junto a todos estes sentimentos, vemos que para ele Deus não era apenas alguém com quem “desabafava”. Deus era alguém em quem Davi encontrava, de verdade, seu socorro. Isto se tornava suficiente para ele em meio às adversidades. Seu amor pelo Senhor era prático.

Pensar sobre a vida desse homem me fez lembrar de uma parábola contada por Jesus em que Ele compara a nossa vida à edificação de uma casa.

“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda” (Mateus 7:24-27).

Creio firmemente que o segredo da permanência de Davi no amor de Deus está ligado à sua aplicação prática daquilo que conhecia. Desde sua juventude, Davi ousou escolher confiar em Deus, desde as situações menores até às maiores. Com isso, pôde conhecer muito do caráter de Deus, bem de perto. Aquilo que muitos ouviam falar, Davi experimentava em seu dia a dia.

A prática levava Davi a construir sua vida sobre a Rocha. Assim, quando vinham os ventos da traição, da afronta ao Deus de Israel e das guerras, ele já estava alicerçado e por isso, sua fé permaneceu até o fim.

Que nós encontremos também esta vida de confiança em Deus, tal como Davi encontrou. Para que não desfaleçamos durante as lutas. E assim, cresçamos na confiança e obediência Àquele que está bem perto, Emanuel, e que é poderoso pra nos guardar até o fim. Então, diremos como Davi: “Tenho posto o SENHOR continuamente diante de mim; por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei” (Salmos 16:8)

Ana Carolina de Assis Brum Pires
Twitter: @AnaCBrum
Facebook: https://www.facebook.com/carol.deassisbrum

Conexão Eclésia
Últimos posts por Conexão Eclésia (exibir todos)

Conexão Eclésia

Amamos a Jesus, por isso lutamos por Sua vida na Igreja.