Reflexões

Os inimigos estão entre nós

“Pois muitos andam entre nós, dos quais, repetidas vezes, eu vos dizia e, agora, vos digo, até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo” (Fp. 3:18).

“Os inimigos andam entre nós”. Esta declaração pode ser assustadora, muito embora, estes inimigos não são propriamente nossos inimigos. Na verdade, podem até ser nossos melhores amigos. Talvez por esta razão, o apóstolo chorava ao denunciar isso. Estes inimigos a que Paulo se refere, são inimigos da cruz de Cristo. Eles andam entre nós, e não são poucos.

Como se tornaram inimigos da cruz de Cristo?

“… só se preocupam com as coisas terrenas” (Fp. 3:19b).

Creio que esta frase não carece de explicação. Talvez a única observação digna de nota se refere a palavra “só”. Observe que o pecado deles não era o fato de que se preocupavam com as coisas terrenas. O pecado era que eles “SÓ” se preocupavam com as coisas terrenas. Por causa deste pecado eles adquiriram um deus, um destino e uma glória. Leiam comigo:

“O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas” (Fp. 3:19).

O destino deles já estava traçado. Mesmo “andando entre nós” estavam destinados à perdição.

O deus deles é o estômago. Sim, eles eram glutões. Nunca estavam fartos. Se a igreja daqueles dias fosse como nós, que nos preocupamos mais com os beberrões do que com os comilões, aqueles inimigos da cruz passariam despercebidos por todos, menos por Paulo, é claro. Eles serviam ao próprio deus estômago.

A glórias deles é a infâmia, ou seja, a própria vergonha. Quando alguém me pede conselhos sobre cirurgia para redução do estômago, eu costumo dizer o seguinte: “se o seu problema é comer demasiado e que por conta disso está muito acima do peso, a raiz disto está na alma, logo, reduzir o estômago só resolve momentaneamente a parte estética. Quando o nosso pecado é glutonaria, a cirurgia deve ser na alma, na mente – metanóia – arrependimento. Do contrário, nos gloriaremos naquilo que deveria nos envergonhar. Lembre-se do que Paulo disse: “a glória deles está na sua infâmia”. Muitos “crentes” se gloriam no fato de comerem demasiado. No entanto, creio que as consequências deste e de outros pecados contra o corpo, virão de uma forma ou de outra.

A solução para deixarmos de ser inimigos da cruz, realmente está na mente. Observe:

“Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas” (Fp. 3:20, 21).

Precisamos de uma vez por todas entender que a nossa pátria está nos céus. Vivemos no mundo, mas não somos dele. Necessitamos, mais do que nunca, buscar as coisas lá do céu. Paulo também disse isso aos Colossenses:

“Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus” (Cl. 3:1).

No amor do Senhor Jesus,

Sérgio Franco

Sérgio Franco
Siga
Últimos posts por Sérgio Franco (exibir todos)