Reflexões

Quem quer dinheiro?

“Quem ama o dinheiro nunca terá o suficiente” (Ec. 5:10)

Avareza é o amor ao dinheiro, pecado que a Bíblia define como idolatria e como a raiz de todos os males (Cl. 3:5; Ef. 5:6; I Tm. 6:10). E Jesus nos ensina que ninguém pode servir a Deus e às riquezas. Contudo, poucos são os que realmente entendem o que é avareza, apesar da Bíblia tratar claramente esse pecado.

Há quem pense que avareza é coisa de gente rica. Porém, a Bíblia não associa a avareza ao simples fato de ter dinheiro. A orientação de Paulo aos ricos é esta: “que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento; que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir; que acumulem para si mesmos tesouros, sólido fundamento para o futuro, a fim de se apoderarem da verdadeira vida” (I Tm. 6:17-19). Se o simples fato de ter dinheiro fosse um embaraço, Paulo não incentivaria o uso dele para glorificar a Deus. Antes, diria a todos os ricos que ficassem pobres.

A Bíblia associa a avareza ao descontentamento. A avareza surge com o coração descontente. O autor de Hebreus ensina ao escrever: “Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei” (Hb. 13:5). E o livro de Eclesiastes, nos ensina: “Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos” (Ec. 5:10). Por isso, avareza não é pecado só de rico, mas é também de pobre, pois o descontentamento se encontra em qualquer classe social.

Paulo nos ensina sobre o caminho oposto ao da avareza, o caminho do contentamento. Ele afirma que “nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes” (I Tm. 6:7,8). Essa é a direção escolhida por quem deseja tratar seriamente com a origem de todos os males. E se em nossa caminhada Deus nos der além do que precisamos, que tudo seja usado para glória dEle, com generosidade.

Em Cristo,

Anderson Paz 
Confira também:
– Um coração dividido entre muitas coisas
O que um pedido por justiça pode esconder… 

One thought on “Quem quer dinheiro?

Fechado para comentários.