Reflexões

Cuidado com a revolta de Coré!

Em certo momento da história de Israel no deserto, 250 homens liderados por Coré, Datã e Abirão se revoltaram contra a liderança de Moisés e Arão, questionando o porquê do sacerdócio ser exercido apenas pela família de Arão. A argumentação de Coré foi a seguinte: “Basta! A assembléia toda é santa… por que vocês se colocam acima da assembléia do Senhor?” (Números 16:3). Sabemos que a revolta de Coré rapidamente teve um fim, pois o próprio Senhor confirmou a autoridade de Arão para o sacerdócio.

Mas há algo interessante nessa história que não é percebido por todos. À luz do Novo Testamento, não há erro algum na declaração de Coré. Hoje, na Nova Aliança, todos os crentes em Cristo já são sacerdotes (I Pedro 2:9; Apocalipse 1:6). Diante disso, alguém poderia pensar que o erro de Coré foi falar algo certo no tempo errado, e que uma revolta como aquela não poderia se repetir na atualidade. Afinal, é inquestionável o fato de que todos somos sacerdotes. Porém, se meditarmos um pouco mais sobre esse história, veremos que o pecado da revolta de Coré ainda ocorre nos dias de hoje.

Coré não pecou por falar algo certo no tempo errado, mas sim por algo que estava em seu coração doente. E, por ser um problema interior, esse tipo de revolta ainda acontece. Judas nos fala sobre certos homens que, já na Nova Aliança, “foram destruídos na rebelião de Coré” (Judas 11). E sobre o pecado deles, nos diz: “Estes falsos mestres, sonhando, contaminam a sua carne, rejeitam toda a autoridade, e blasfemam das dignidades” (Judas 8). Certamente eles não faziam o mesmo discurso de Coré, mas tinham a mesma doença de coração: rejeitar as autoridades.

O Senhor distribuiu competências e confiou responsabilidades entre os membros do Seu Corpo. Ele é quem constitui pastores em meio ao seu rebanho. Paulo disse aos presbíteros em Éfeso: “Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus” (Atos 20:28). E o autor da carta aos Hebreus nos ensina:

“Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver. … Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil” (Hb. 13:7 e 17).

Por isso, com humildade e temor a Deus, precisamos reconhecer a graça e os ministérios que o Senhor distribuiu em Sua Igreja, e aos nos submeter, experimentarmos a riqueza que existe na família de Deus.

Sempre é preciso lembrar: Cuidado com a revolta de Coré!

Em Cristo,

Anderson Paz
Twitter: @andersonpaz
Facebook: https://www.facebook.com/andersonpaz1986

Conexão Eclésia
Últimos posts por Conexão Eclésia (exibir todos)

Conexão Eclésia

Amamos a Jesus, por isso lutamos por Sua vida na Igreja.