Reflexões

O consolo de Deus na beleza do Ipê Amarelo

“Na frente da minha casa tem uma árvore de ouro”. Foi assim que eu comentei a foto que vocês veem destacada quando postei no Instagram. Instantaneamente recebi diversos comentários e “likes”. Isso me chamou atençao. Pesquisei mais sobre a árvore que descobri ser um ipê amarelo. Meditar em algumas características do ipê me edificaram bastante e gostaria de compartilhar isso com vocês em algumas frases.

O ipê amarelo floresce de acordo com o rigor do inverno. Quanto mais intenso for o inverno mais saturadas serão as cores da sua flor. Isso me lembrou de como Deus pode fazer a maior dificuldade se tornar em beleza e vida revelada para muitos (2 Co 4.17).

As flores anunciam a chegada da primavera. Não pude deixar de relacionar a chegada das flores do ipê com as vezes que Deus nos dá esperança nas dificuldades. Pude notar o quanto da natureza de Deus é refletida naquele florescer, que me surpreendeu numa tarde de setembro. Ele é o Deus que se mostra forte quando estamos fracos (2 Co 12.10).

Depois do florescimento do ipê vem a sua frutificação. As flores do ipê logo dão lugar a muitos frutos. O inverno pode ser um tempo difícil cheio de dor e frieza. Mas assim como depois do inverno vem a primavera, depois das flores vem a frutificação.

Deus pode fazer florescer a esperança em nós, mesmo nos momentos difíceis. Ele pode nos sustentar nas horas de tribulação. Mas é importante lembrar da importância de perseverar, alimentando e guardando nossa fé até o fim (Tg1.3). A fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus (Rm 10.17). O melhor que temos a fazer é ouvir sempre o que Jesus nos diz:

“Digo-lhes verdadeiramente que, se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só. Mas se morrer, dará muito fruto” (Jo. 12:24).

Jesus quer distribuir Sua vida através de nós, assim como são espalhadas as sementes do Ipê depois do inverno. Através desta “morte” sua glória é espalhada por diversos lugares: escritórios, escolas, hospitais ou faculdades. Nosso inverno pessoal pode se transformar em vida para muitos. Se estivermos dispostos a cumprir Sua vontade, mesmo nos momentos mais difíceis, experimentaremos Sua vida, tão certa como a beleza do ipê amarelo.

Que o Senhor nos guie

Filipe Flexa
Twitter: @FilipeFlexa
Facebook: https://www.facebook.com/filipe.flexa

Conexão Eclésia
Últimos posts por Conexão Eclésia (exibir todos)

Conexão Eclésia

Amamos a Jesus, por isso lutamos por Sua vida na Igreja.