Reflexões

Como somos tão dependentes

No sétimo capítulo de seu livro “O discípulo radical” *, John Stott, falecido recentemente aos 90 anos, fala sobre como sua experiência com a enfermidade e a velhice, o levaram a compreender melhor que a dependência é uma marca na vida do discípulo de Jesus. Somos dependentes da graça de Deus e precisamos dos canais por onde essa graça nos alcança: as pessoas. À medida que crescemos na vida cristã, nos tornamos mais dependentes. Dependência é sinal de maturidade.

Quero compartilhar com vocês a reflexão de Stott nos dois últimos parágrafos do capítulo:

“Às vezes ouço pessoas idosas – incluindo cristãos, que deveriam ter mais entendimento -, dizerem: ‘Não quero ser um peso para ninguém. Estou feliz em continuar vivendo enquanto puder cuidar de mim, mas se eu vier a me tornar um peso, prefiro morrer’. Isto está errado. Todos nós estamos destinados a ser um peso para outros. Você está destinado a ser um peso para mim e eu estou destinado a ser um peso para você. E a vida familiar, incluindo a vida da família da igreja local, deveria ser de ‘responsabilidade mútua’. ‘Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo’ (Gl 6.2).

O próprio Cristo provou da dignidade da dependência. Ele nasceu como um bebê, totalmente dependente do cuidado da mãe. Precisou ser alimentado, trocado e apoiado para não cair. Mesmo assim, ele nunca perdeu a dignidade divina. E no final, na cruz, ele mais uma vez tornou-se totalmente dependente, com os membros perfurados e esticados e incapaz de se mover. Assim, na pessoa de Cristo, aprendemos que a dependência não é, não pode, destituir uma pessoa de sua dignidade, de seu valor supremo. E se a dependência foi adequada para o Deus do Universo, certamente é apropriada para nós”.

Precisamos nos comprometer com a maturidade. E isso implica em abandonar o orgulho, contando com a graça de Deus que nos alcança através de nossos irmãos, mas também em assumir o peso deles, deixando a graça fluir através de nós. Só então poderemos cumprir o projeto do nosso Pai: ter uma família de muitos filhos à imagem de Jesus.

Em Cristo,

Anderson Paz 
Twitter: @andersonpaz
Facebook: https://www.facebook.com/andersonpaz1986
_____________
* – Publicado pela Editora Ultimato

Conexão Eclésia
Últimos posts por Conexão Eclésia (exibir todos)

Conexão Eclésia

Amamos a Jesus, por isso lutamos por Sua vida na Igreja.