Entretenimento

O conselho de Lorax e minha vida com Deus

Meu amigo Breno de Albuquerque me chamou atenção para uma cena interessante de uma animação lançada recentemente. O nome do filme é “Lorax , em busca da Trúfula perdida”. A história trata basicamente dos riscos que corremos no caminho em busca do sucesso. Eu poderia ressaltar uns 5 trechos do filme com princípios preciosos, mas gostaria de destacar um interessante diálogo entre dois personagens da história. Um deles é LORAX, uma espécie de defensor milenar da natureza, uma criatura com uma grande sabedoria, e o outro se chama UMAVEZILDO, um jovem ingênuo a caminho da realizacão de seus sonhos. Lorax está advertindo o ingênuo UMAVEZILDO ao detectar ambição em suas atitudes, e finaliza seus argumentos com a seguinte pergunta:

LORAX: Para qual lado a árvore cai?
UMAVEZ-ILDO: Para o chão?
LORAX: Não, na verdade ela cai para o lado que se inclina. 
…….

Partindo da última frase desse diálogo, podemos refletir em pelo menos duas perguntas: Para onde devemos inclinar nossas vidas? E para onde realmente estamos inclinados: para o Senhor, para o Mundo, para nós mesmos?

A Palavra nos alerta dizendo “aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!” (I Co 10.12) Talvez não estejamos caídos, mas é possível que estejamos fortemente inclinados. Inclinados mais ao que nos dá prazer e conforto do que a cumprir a vontade de Jesus. A queda pode ser algo iminente. Isso “porque, onde está o nosso tesouro, aí estará também o nosso coração” (Mt 6:21). Uma árvore que constantemente se inclina está fadada a cair. E é assim também em nossas vidas. Nos inclinar para coisas desta terra só nos levará à queda.

A melhor solução poderia ser dada parafraseando um outro personagem da ficção, o Capitão Nascimento. O remédio para evitar a queda é cair para cima, parceiro! Existe uma opção para onde nos inclinar que não nos leva à queda. Essa direção é para cima. Podemos nos inclinar para o alto. A Palavra diz em Colossenses 3.1,2:

“Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem nas coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas”.

Cristo deseja que nossas expectativas e desejos estejam nEle. Sua presença, Seu amor, Sua prática e Sua Palavra são verdadeiros alvos para onde devemos nos inclinar. Fazendo assim, nossas vidas se tornarão frutiferas e capazes de gerar vida para outros em tempos em que a vida parece estar em falta.

Que cada momento das nossas vidas seja um passo neste caminho para o qual o Senhor tem nos chamado. Olhemos para o alto, para o alvo que Deus tem para nós.

Filipe Flexa
Twitter: @FilipeFlexa
Facebook: https://www.facebook.com/filipe.flexa

Conexão Eclésia
Últimos posts por Conexão Eclésia (exibir todos)

Conexão Eclésia

Amamos a Jesus, por isso lutamos por Sua vida na Igreja.