Reflexões

Erros primitivos

Quando me rendi ao senhorio de Jesus, eu era um jovem de 16 anos que estava cheio de Deus e com um coração disposto a renunciar tudo pelo Senhor. Fui amadurecendo para a vontade de Deus, escolhendo deixar o velho homem e buscando um caráter igual ao de Cristo dia após dia.

Conversando com minha esposa, percebemos que muitas pessoas com o passar do tempo deixam o anseio de se parecer com Jesus, assim como o desejo de crescer cada vez mais, passando então a praticar alguns erros primitivos.

Nomeamos como “erros primitivos” os erros que praticávamos antes de nos submeter ao senhorio de Jesus, ações ou palavras que para o mundo é algo comum, mas para Jesus é pecado. Muitos pensam que uma mentirinha não tem problema, ou em um momento de fúria falar um palavrão é apenas um meio de extravasar.

O desejo do Senhor é que sejamos como homens maduros e deixemos de lado as coisas de menino, ou seja, as práticas primitivas:

“Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino” (I Co. 13:11).

Quando me deparo com pessoas que cometem esses erros, lembro-me também do que Paulo disse em Efésios 4:22-24: “instruindo que devemos deixar a maneira antiga de viver, tirar completamente de nós o velho homem, renovar o nosso modo de pensar e revestir-se do novo homem criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade”.

Existem pessoas que querem ser consideradas adultas, mas as suas condutas são imaturas, tais pessoas ainda se deixam levar pelo velho homem.

Sendo assim, negociam os princípios de Deus e depois tentam justificar o que não é justificável. “Foi apenas uma mentirinha”, “na hora da ira, quem não solta um palavrão?” ou “Confessar pra que? Deus já sabe do meu coração”, ou “ Perdoei, mas não quero nem perto de mim”. Infelizmente muitos ainda vivem assim, praticando erros que com o tempo já não deviam praticar mais. Coisas de menino.

Penso que a solução é voltar ao inicio de tudo, voltar à prática das primeiras obras, ao anseio de querer se parecer com Jesus. Precisamos ter o caráter de Cristo em nós, para que outros possam ver a diferença, nos revestir do novo homem.

Oro ao Pai para que por meio de sua misericórdia e graça possamos renovar a nossa mente dia após dia, e deixar definitivamente a antiga maneira de viver.

Em Cristo Jesus,

Flávio Peixoto

Vila Velha – ES

 

admin

Amamos a Jesus, por isso lutamos por Sua vida na Igreja.