Reflexões

A igreja mais bonita da cidade?

“Minha irmã só queria que a igreja ficasse mais bonita.” Com essa frase a reportagem do jornal El Pais inicia o que veio a se tornar um dos memes mais recentes das redes sociais. Vou atualizar quem não está inteirado da situação. Recentemente, uma senhora com muito boa vontade se dispôs a ‘restaurar’ uma obra antiga pintada num templo na Espanha. Acontece que a restauração se tornou um desastre, e foi divulgada na velocidade que só os memes da internet conseguem ter. Como resultado, Cecília Giménez tornou-se uma celebridade da noite para o dia, mas por razões que depõem contra toda a sua boa vontade em ajudar.

Este quadro me lembrou algo que poderia se aplicar muito bem a todos que fazem parte da igreja. Muitos cristãos querem tornar Jesus mais ‘bacana’ para que ele seja aceito pelos não cristãos. Nisto procuram encontrar uma forma de torná-lo mais adequado à suas audiências. Porém muitas vezes ocorrem exageros e distorções nessa tentativa de agradar as pessoas. Mesmo com a melhor das intenções, trocamos o Jesus Vivo e Verdadeiro por uma falha tentativa de transmiti-lo de uma maneira mais aceitável. Contudo, recorremos a um ‘material inadequado’.

Creio que devemos usar todos os meios viáveis para propagar a Cristo. Porém também acredito que nosso modelo para isso deva ser unicamente Cristo. Precisamos nos guardar da tentativa de ’embelezar’ Jesus e sua igreja. Para não incidirmos no erro de colorar sob ela outro fundamento:

“Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo” (1 Co. 3:11).

Cristo é a única Pedra Angular. Ele é o modelo definitivo para tudo o que somos e para tudo que devemos fazer. Ele é o cerne da Mensagem que devemos propagar. Adicionar coisas ‘modernosas’ a nossa Mensagem e relaciona-las a Jesus é uma abominação, e algo que não deixará de ser julgado por sua Palavra. (Jo 12:48)

É tempo de nos arrependermos de tudo aquilo que está em nós que agride a natureza de Jesus, de todas as nossas características que não se parecem com o Filho. Precisamos nos voltar ao modelo que temos em Cristo e nos aproximarmos cada vez mais dEle através da prática da Verdade. Vamos expor nossas vidas ao Senhor e à sua igreja, por meio de irmãos mais maduros, afim de que Ele nos transforme cada vez mais à Sua imagem. (2 Co 3.18) Só assim o mundo poderá ler em nós, igreja de Jesus, uma imagem que os leve a admirar e desejar tornarem-se como Jesus. Até o dia em que seremos uma igreja sem mácula, ruga ou ‘defeito de pintura’.

Filipe Flexa
Twitter: @FilipeFlexa
Facebook: https://www.facebook.com/filipe.flexa

admin

Amamos a Jesus, por isso lutamos por Sua vida na Igreja.