O caminho para o lado negro

yoda e o lado negro
Compartilhe 😉Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on Pinterest

Uma conversa entre mestre Yoda e Jeroboão sobre o caminho para o lado negro.

No filme Star Wars (Episódio III), há um interessante diálogo no qual mestre Yoda faz o seguinte alerta a Anakin Skywalker: “o medo de perder é o caminho para o lado negro da Força”. Naquele momento Anakin estava sendo conduzido pelo medo de perder a vida de Padmé, sua amada. E cada vez mais Anakin se aproximava do chamado Lado negro, até que veio a tornar-se Darth Vader.

Se Yoda fosse real, poderia dirigir o mesmo alerta a um rei israelita chamado Jeroboão.

Após a morte do rei Salomão, dez das doze tribos de Israel não aceitaram o reinado de seu filho, e por isso aclamaram Jeroboão como seu rei, formando um reino conhecido como Reino de Israel. O filho de Salomão seguiu reinando apenas sobre as tribos de Judá e Benjamim, num reino conhecido como Reino de Judá.

A Bíblia nos assegura que Deus levantou Jeroboão como rei, pois o Senhor lhe disse: “Quanto a você, eu o farei governar tudo o que o seu coração desejar; você será rei de Israel” (I Reis 11:37).

Apesar de levantado por Deus, não demorou muito para que Jeroboão começasse a ter medo de perder o reino. Ele temeu que o povo, enquanto fosse a Jerusalém (capital do Reino de Judá) para oferecer sacrifícios no Templo, dedicasse novamente sua lealdade ao seu antigo rei. Então, a fim de manter em suas mãos o que havia recebido de Deus, Jeroboão cometeu uma terrível abominação: fez dois bezerros de ouro, e disse ao povo que não precisava mais ir à Jerusalém, pois aqueles bezerros eram os deuses que o havia libertado do Egito. Jeroboão construiu altares, designou sacerdotes, instituiu festas a esses falsos deuses. Movido pelo medo de perder o reino, Jeroboão foi para o lado negro, ou seja, desagradou o Senhor. E logo recebeu a seguinte palavra do profeta: “O SENHOR, porém, suscitará para si um rei sobre Israel, que eliminará, no seu dia, a casa de Jeroboão. Que digo eu? Há de ser já” (I Reis 14:4). E assim a palavra do Senhor se cumpriu.

O que aprendemos com essa história? Aprendemos que aquele a quem Deus levanta é o próprio Deus quem sustenta, e as promessas que Ele faz são cumpridas, sem que para isso precise da força ou dos métodos humanos. Não podemos ceder à tentação de usar meios humanos para garantir o que Deus nos deu ou nos prometeu. Aquele que foi levantado por Deus ou que tem uma promessa do Senhor precisa tão somente guiar-se pela vontade de Deus, nada mais. Basta tão somente guardar a palavra do Senhor e confiar inteiramente nele.

Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas. Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema ao Senhor e evite o mal” (Provérbios 3:3-7).

Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá” (Salmo 37:5)

Em Cristo,

Anderson Paz
Twitter: @andersonpaz
Facebook: https://www.facebook.com/andersonpaz1986
Google+ Anderson Paz

 

Conexão Eclésia

Conexão Eclésia

Amamos a Jesus, por isso lutamos por Sua vida na Igreja.
Conexão Eclésia

Últimos posts por Conexão Eclésia (exibir todos)

Compartilhe 😉Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on Pinterest