Uncategorized

A perigosa missão cumprida

A sensação de alívio ao finalizarmos uma tarefa, que é da nossa responsabilidade, pode ser experimentada em várias áreas da vida. O gosto da missão cumprida surge no momento de uma promoção profissional, na conclusão de um projeto ou quando nossos filhos alcançam seus objetivos. Em nossa caminhada cristã, esse sentimento também pode surgir após um período de provação e sofrimento; depois de um tempo de disciplina, ou quando obtemos êxito em pregar o Evangelho, ou ao exercermos algum outro serviço à igreja.

Talvez a sensação de missão cumprida seja um dos sentimentos mais prazerosos que temos, pois nele nos vemos livres da tensão da responsabilidade, aliviados das obrigações e da sobrecarga. Esse momento costuma ser um tempo de descanso, de dar férias a si mesmo, de autogratificação. Afinal, depois de tanto trabalho, seria justo termos um momento assim.

Contudo, o momento da missão cumprida, ainda que curto, é um dos períodos de maior perigo em nossa caminhada. Pois, por entendermos que esse é um tempo de descanso, reduzimos nossa atenção, cedemos à distração e corrermos o sério risco de baixar a nossa guarda, mesmo estando em uma guerra constante: a guerra contra o pecado (Hb. 12:14).

Por isso, necessitamos observar a advertência que Paulo nos faz: “Não durmamos como os demais, mas estejamos atentos e sejamos sóbrios … Nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo a couraça da fé e do amor e o capacete da esperança da salvação” (I Ts. 5:6-8). Em outras palavras, não deixemos que o descanso, o sono, as distrações, retirem de nós a consciência de que estamos em guerra espiritual. É preciso vigiar constantemente, pois enquanto estivermos nesta vida, não teremos dia para tirar nossa armadura (Ef. 6:10-18).

Só assim, com vigilância e oração, poderemos dizer como Paulo ao fim de sua vida: “combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda” (II Tm. 4:7-8).

Fique atento, se fortaleça em Deus, e assim receberá a recompensa que Ele tem para você.

Em Cristo,

Anderson Paz