Reino de Deus. Onde está isso?

reino de deus
Compartilhe ;)Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on Pinterest

O Reino de Deus, ou o Reino dos Céus, é o tema central da mesagem de Jesus. Uma simples leitura dos Evangelhos já é o suficiente para constatarmos isso. Antes mesmo de Jesus começar seu ministério, João Batista já anunciava:“Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus” (Mt. 3:2). Desde que saiu de sua tentação no deserto“começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus” (Mt. 4:17). E assim pregou ao longo do seu ministério (Mt. 9:36). Enviou seus discípulos a fazer o mesmo: “… dizendo: É chegado o reino dos céus” (Mt. 10:7). Sua vontade era a de que o Reino fosse pregado a todas as nações (Mt.24:14).

Afinal, o que é o Reino de Deus?

Já que o Reino é um tema fundamental, torna-se indispensável entendê-lo. O Reino não é um lugar, nem mesmo é o céu. Se fosse o céu, não faria sentido a afirmação de Paulo de que nós já saímos do império das trevas e fomos transportados para esse Reino (Cl. 1:13). Se o Reino é o céu, também não faria sentido a declaração de Jesus em Luc. 17:21,21 – “Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós”. Sendo assim, o que seria o Reino?

Ora, um reino se refere ao espaço em que a vontade de um rei é cumprida. Quando não há um rei governando, não há reino. Assim, o Reino de Deus está onde a vontade de Deus é feita. Por isso esse Reino está em pessoas, naqueles que fazem a vontade de Deus. Sendo assim, Jesus ensinou a orar: “Venha o teu Reino e seja feita a Tua vontade, assim da terra como no céu”. No céu a vontade de Deus é absoluta, e assim deve ser entre nós.

Haverá um momento em que o Reino de Deus será estabelecido em toda a sua plenitude, mas ele já é uma realidade hoje em cada coração que decide fazer a vontade de Deus, negando a si mesmo, tomando sua cruz e seguindo a Jesus.

Portanto, buscar o Reino não é viver esperando o céu, mas é fazer a vontade de Deus aqui. Como disse Jesus, “nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus”(Mt. 7:21). Que façamos do Reino de Deus nossa busca de cada dia.

*Para aprofundar seus estudos sobre esse tema, indicamos a leitura do livro “Jesus Cristo é o Senhor”, de Jorge Himitian, publicado pela Editora Vida Nova.

 

Compartilhe ;)Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on Pinterest