Reflexões

Mais do que doar a medula

“Hoje estou a algumas horas do procedimento de extração de parte da minha medula óssea. Decidi que escreveria algumas palavras para você mesmo sem saber exatamente de quem se trata.” (trecho de uma carta destinada a alguém ainda desconhecido a quem doei parte da medula óssea no dia 27/06/2012)

Como você leu, recentemente passei por um procedimento que me levou a refletir sobre diversos temas. Este será o primeiro postbaseado nos insights que tive durante esse processo marcante. Mas antes, uma rápida explicação acerca do procedimento de doação de medula.

“Quando se fala de transplante de medula óssea, estamos nos referindo a um procedimento clínico que possibilita retirar parte da medula alojada na cavidade interna de vários ossos, aquela parte que no esqueleto dos bovinos, por exemplo, chamamos de tutano. A medula óssea é formada por tecido gorduroso no qual são fabricados os elementos figurados do sangue: hemácias ou glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.” (fonte: Drauzio Varella)

Pelo que pude compreender a medula é responsável pela produção do sangue. E partindo do pensamento que sangue representa vida, pude refletir que nessa situação alguém necessitava da transmissão de vida que está em mim para sobreviver. Ainda que soe pretensioso, essa é a verdade. Não acredito que eu esteja exagerando. E é aqui que gostaria de estender este insight para algo que envolve você.

Jesus nos ordenou fazer discípulos de todas as nações, ensinando-os a guardar tudo que Ele nos mandou (Mt 28:19,20). Tenho aprendido com irmãos mais experientes na fé que isso se trata de transmissão de vida. É mostrar através da vida prática um modelo que outras pessoas possam imitar. Viver de maneira que outros vejam em nós a referência para viver igual a Cristo.

Comecei este post com uma carta escrita para alguém a quem doei um pouco de minha medula. E espero sinceramente que ao ler estas linhas, você meu caro amigo, pense que alguém necessita da vida que pode ser transmitida por você. Mas, para isso acontecer você precisa se dispor. Seja para doar parte da sua medula óssea, ou mesmo sua própria vida.

Que o modelo de Jesus que doou toda a sua vida e derramou todo seu sangue se destaque cada vez mais em nossos dias. Mais do que apenas discursos, as pessoas ao nosso redor precisam de verdadeiros manuais de instrução vivos. Que sejamos nós, estes que vão atender à necessidade ao nosso redor por transfusão de vida (para usar as palavras de Samuel Bello em vídeo postado recentemente). E que muitos por meio disso possam viver da forma que agrada a Jesus.

Filipe Flexa
Twitter: @FilipeFlexa
Facebook: https://www.facebook.com/filipe.flexa

(*Para maiores informações sobre doação de medula acesse este link: http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=64 )

Conexão Eclésia
Últimos posts por Conexão Eclésia (exibir todos)

Conexão Eclésia

Amamos a Jesus, por isso lutamos por Sua vida na Igreja.