Uncategorized

Do jeito que o diabo gosta

“Jesus virou-se e disse a Pedro: “Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens” (Mt. 16:23).

Nem todos prestam a devida atenção ao que Jesus disse no texto acima: Satanás pensa nas coisas dos homens. Jesus não disse que Satanás pensa nas coisas do inferno, ou nas coisas explicitamente demoníacas. Ele simplesmente pensa nas coisas dos homens. E a ação do diabo sobre o homem consiste em fazê-lo pensar a existência, a vida e sua conduta a partir de si mesmo, e não a partir de Deus. Para ele é suficiente que o homem enxergue as coisas através da ótica humana, afastando-se da ótica divina. Assim, o diabo alcança seu intento, sem necessariamente nos levar à imoralidade ou nos transformar em satanistas ou outra coisa do gênero.

O que Pedro disse a Jesus no texto citado? Aos nossos olhos, nada de mais. Jesus estava explicando aos discípulos o quanto sofreria em Jerusalém e que seria morto. Pedro, preocupado em preservar a vida de seu mestre, disse: “Nunca, Senhor! Isso nunca te acontecerá!” (Mt. 16:22). O que há de diabólico nisso? Aparentemente nada. Mas, essencialmente, tudo. Afinal, a cruz era a vontade do Pai para Jesus: “Agora meu coração está perturbado, e o que direi? Pai, salva-me desta hora? Não; eu vim exatamente para isto, para esta hora” (Jo. 12:27). Preservar a própria vida não parecia diabólico. Era apenas um instinto humano. Pedro desejava o bem de Jesus. Contudo, essa atitude consistia em desviar-se da vontade de Deus.

Somos chamados a enxergar a vida pela perspectiva divina. É Ele quem nos diz: “os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos … Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos” (Is. 55:8,9). Ele nos convida a confiar nele, mesmo quando o caminho parece incompreensível, difícil e até mesmo nos custe a nossa vida. Ainda que às vezes seja difícil de entender, não há melhor decisão do que a de confiar na visão do nosso Pai de amor. Entregue-se aos cuidados de Deus e descanse no Seu amor.

Em Cristo,

Anderson Paz
 

Conexão Eclésia
Últimos posts por Conexão Eclésia (exibir todos)

Conexão Eclésia

Amamos a Jesus, por isso lutamos por Sua vida na Igreja.

One thought on “Do jeito que o diabo gosta

Fechado para comentários.