Reflexões

Espere, não fique parado!

Expressões como “esperar em Deus” ou “depender de Deus” podem soar como algo sem conteúdo prático para muita gente. Há quem pense que esperar em Deus consiste em, diante de uma promessa DEle, não fazer nada, deixando que Ele faça tudo. Contudo, essa conclusão se mostra não apenas incompleta, mas equivocada em diversos casos. E sobre isso a história da pesca maravilhosa tem muito a nos ensinar.

Em certa ocasião, no Lago de Genesaré, após passar a noite inteira pescando sem resultado, Pedro recebe a seguinte orientação do Senhor: “Vá para onde as águas são mais fundas… Lancem as redes para a pesca”. Ao ouvir essas palavras, Pedro simplesmente responde: “Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes” ( Lucas 5:5) ou, como relata uma tradução mais conhecida, “mas sob a tua palavra lançarei as redes”. Esperar no Senhor não é esperar que os peixes pulem no barco. Esperar é tão somente agir conforme Sua palavra, deixando os resultados com Ele. Sendo assim, a atitude de esperar em Deus exige passos práticos de obediência. Esperar em Deus é dizer a Ele: “sob tua palavra” farei isto ou aquilo.

Há momentos em que essa espera pode implicar em realmente fazer nada, como aconteceu com Israel em sua batalha contra Moabe e Amom: “Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do SENHOR para convosco” (II Crônicas 20:17). Já na batalha contra Jericó, a espera consistiu em dar voltas ao redor da cidade, deixando o resultado com Deus.

O que quero destacar é que não há esperança em Deus quando não há obediência a Ele. O “confiar no Senhor” e o “fazer o bem” são indissociáveis, inseparáveis (Sl. 37:3). Esperança sem obediência é falsa, assim como a fé sem obras é morta (Tg, 2:26). O coração que espera pacientemente no Senhor é aquele que se submete inteiramente a Ele. Esperar é dar passos práticos de obediência ao Senhor.

“SENHOR, tenho esperado na tua salvação, e tenho cumprido os teus mandamentos. A minha alma tem observado os teus testemunhos; amo-os excessivamente” (Sl. 119:166,167)

Em Cristo,

Anderson Paz
Twitter: @andersonpaz
Facebook: https://www.facebook.com/andersonpaz1986

Conexão Eclésia
Últimos posts por Conexão Eclésia (exibir todos)

Conexão Eclésia

Amamos a Jesus, por isso lutamos por Sua vida na Igreja.

2 thoughts on “Espere, não fique parado!

Fechado para comentários.