Reflexões

Sobriedade, por favor!

Recentemente saí do cinema em estado de euforia, talvez por ter visto um filme que eu aguardava há anos. Somado a isso, acho que o fato de estar com diversos amigos desfrutando de um momento de alegria também influenciou. Porém, no fim do filme, estranhamente, em vez de só euforia tive uma sensação de estranha ‘sobriedade’ mesmo diante de um momento tão especial. A estranheza daquele sentimento me fez meditar em alguns textos.

“E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração” (I Pe. 4:7).

“Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios” (ITs. 5:6).

Pode parecer estranho que um filme tenha me levado a pensar em um tema tão incomum como sobriedade, mas foi realmente o que aconteceu. E, em oposição a isso, pensando no que seria não estar sóbrio, lembrei imediatamente de textos que advertem sobre não estar embriagado.

“E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito” (Ef. 5:18).

Estes versículos se relacionam entre si e formam uma verdade intensa e muito significativa. Creio que ambos apontam para a crescente necessidade que teríamos de permanecer cheios de Deus nos últimos dias. À medida que o tempo passa aumenta a urgência de ficarmos sóbrios. Isso também porque está cada vez mais fácil nos embriagarmos de coisas variadas, basta olhar para todo entretenimento ao nosso redor. A intensidade com que as demandas do mundo nos assediam é covarde. Temos milhares de formas de nos “enchermos”; podemos, por exemplo, passar horas a fio vendo inesgotáveis vídeos no Youtube ou acompanhando atualizações no Facebook.

Para essa enxurrada de informações frenéticas no meio da qual vivemos hoje temos, contudo, uma palavra de salvação; um recurso que pode nos sustentar: o de permanecermos sóbrios, acordados e vigilantes em oração. Deus nos deu esta poderosa arma para nossa batalha da fé, podemos ser cheios do Espírito Santo, e orarmos antes de todas as coisas para sermos prudentes em nossas atitudes. Podemos entoar salmos e cânticos ao Senhor; que nos auxiliem a direcionar nossa expectativa em conhecê-lo ainda mais.

Em outras palavras beber a Água da Vida nos impedirá de ficarmos embriagados de todo “vinho atordoante” que está ao nosso redor. Que o Senhor nos dê graça para sermos fiéis até o fim em vigilância e sobriedade no meio um mundo de ofertas enganosas e sutis.

@FilipeFlexa

Conexão Eclésia
Últimos posts por Conexão Eclésia (exibir todos)

Conexão Eclésia

Amamos a Jesus, por isso lutamos por Sua vida na Igreja.