Reflexões

Ganhar o quê com a perseverança?

Enquanto estamos em meio a uma batalha ou luta da vida, é muito comum que percamos de vista o valor que existe na perseverança. Em certos momentos, parece que o desânimo é maior que o desejo de vencer. Na verdade, é nesse momento que podemos nos deparar com duas situações em nossos corações. A maioria de nós se acomoda a uma delas, que é a de focar na promessa, no objetivo que desejamos. Contudo, todos nós já devemos ter percebido que focar nisso não produz em nós a força suficiente para permanecer, pois em meio à tempestade, às vezes, só queremos sobreviver e mais nada. Desistimos do objetivo que tínhamos,  esquecendo-nos da força da promessa de Deus. Todavia, se continuamos mais um pouco em nossa luta e não desfalecermos, podemos ver outra realidade em nosso coração, a de que a prova da nossa fé produz perseverança, como nos diz Tiago 1:3

Por isso, Tiago nos dá um ensino tremendo sobre a forma com que nos portamos mediante a provação. Ele diz que, se suportarmos com alegria, a provação gera em nós perseverança. E, a perseverança até o fim tem o poder de produzir em nós a maturidade e a integridade necessárias para nossa vida em Cristo (Tg1.4).

Cada vez que focamos no que Deus quer gerar em nós através das provações, ou seja, o que Ele quer formar em nosso caráter, podemos desfrutar da alegria de Deus, não apenas por experimentarmos o milagre da sobrevivência em meio à tempestade, mas mas principalmente por experimentarmos a vida em abundância que recebemos de Deus ao prosseguirmos crendo. Tiago não nos orienta a perseverarmos porque vamos receber nossa promessa, mas que porque a perseverança gera em nós frutos eternos. E é disso que devemos nos lembrar em meio à tempestade: ser semelhante a Jesus. Esse é o fruto eterno que a perseverança produz em nós. É esse o desejo de Deus para seus filhos. Que encontremos em Jesus e em Sua igreja a força e o modelo para perseverarmos. Com diz também o autor de Hebreus: “Lembrai-vos de vossos guias que vos pregaram a palavra de Deus. Considerai como souberam encerrar a carreira. E imitai-lhes a fé” (Hb. 13. 7).

Que descubramos a tempo, antes de nosso milagre e promessa chegarem, o poder que podemos receber ao perseverar.

Em Cristo

@AnaCBrum
Facebook: Carol de Assis Brum

Servo Livre
Últimos posts por Servo Livre (exibir todos)