Ensino

Não se deixe enganar

Um homem de Deus, um profeta velho e um alerta para nós

A história se passa entre dois homens, dois personagens anônimos (I Rs. 13). O primeiro deles, chamado apenas de “homem de Deus”, realizou o corajoso feito de dirigir uma dura palavra de juízo e reprovação, da parte do Senhor, ao perverso rei Jeroboão. O corajoso homem havia recebido de Deus a precisa ordem de não comer nem beber ali na cidade de Betel, e deveria voltar à sua cidade por um caminho diferente.

No retorno do homem de Deus à sua cidade, surge o segundo personagem, chamado apenas de “profeta velho”, que ao ouvir sobre o feito do homem de Deus, foi convidá-lo dizendo: “vem comigo à minha casa e come pão”. No primeiro momento, o homem de Deus recusa o convite, em obediência à ordem do Senhor. Então o profeta velho diz ao homem de Deus: “Também eu sou profeta como tu, e um anjo me disse por ordem do Senhor: Faze-o voltar contigo a tua casa, para que coma pão e beba água”. Contudo, o profeta velho estava mentindo. Então, o homem de Deus cai na mentira do profeta velho, e aceita o convite.

Estando eles ainda à mesa, de forma inesperada a palavra do Senhor veio ao profeta velho, exatamente ao profeta que havia mentido anteriormente. Dessa vez o profeta velho fala da parte do Senhor, uma palavra de juízo contra o homem de Deus, porque este havia desobedecido à ordem do Senhor. Depois disso, quando o homem de Deus retoma sua caminhada, um leão o encontra no caminho, e o mata.

Talvez essa seja uma das histórias mais estranhas e enigmáticas do Antigo Testamento. Por que o juízo de Deus veio sobre o homem de Deus, o qual foi tão somente enganado pelo profeta velho? Por que, além de ter sido vítima de uma mentira, ele ainda foi repreendido pelo Senhor?

Acredito que essa história tem muito a nos ensinar. Até mesmo porque tudo o que foi escrito para o nosso ensino foi escrito (Rm. 15:4). Mas sem pretender esgotar todo esse ensino neste post, quero destacar aquilo que primeiro chama minha atenção nessa história: Deus responsabiliza aquele que, tendo conhecido a verdade, se deixa enganar. O homem de Deus conhecia a verdade, o mandamento do Senhor foi claro e preciso. Mas, ao ouvir a mentira, não se apegou à verdade, e se deixou enganar.

A Bíblia é enfática ao nos dizer: “não se deixe enganar!”

– “Meus amados irmãos, não se deixem enganar” (Tg. 1:16).
– “Cuidado para não serem enganados…” (Lc. 21:8)
– “Não se deixem enganar: de Deus não se zomba…” (Gl. 6:7).
– “Não se enganem” (I Co. 3:18).
– “Não se deixem enganar…” (I Co. 6:9).
– “Não se deixem enganar… ” (I Co. 15:33)

Somos responsáveis em nos apegar à Verdade e nos alimentar dela. Somos chamados a nos alimentar do puro leite espiritual (I Pe 2:1-3). Não podemos nos deixar levar por ensinos diversos e estranhos. Nosso coração deve estar fortalecido pela graça (Hb. 13:9). Portanto, que estejamos cheios da Verdade e atentos para não sermos levados por qualquer engano, seja ele vindo dos falsos ensinos, dos profetas mentirosos, ou até mesmo do nosso coração (Jr. 17:9).

Em Cristo,

Anderson Paz

Servo Livre
Últimos posts por Servo Livre (exibir todos)