Reflexões

Parece mas não é

Há algum tempo eu postei no meu twitter (@francoamd7) algumas frases comparando palavras. Estas que se parecem muito, cujos os significados nós confundimos e por uma questão de semântica, a palavra dita não é a mesma que é compreendida, principalmente quando o número de ouvintes é plural.

Por exemplo: se eu falo amor, o outro entende que eu estou falando paixão, um outro acha que estou me referindo a sexo. Quando para mim, paixão é uma coisa e sexo é outra e que nem um dos dois significados é igual amor, a minha comunicação ficou comprometida. Imagina um preletor que usa a palavra amor no seu discurso pensando em amor “Ágape” (amor Divino), enquanto no seu auditório, as pessoas estão considerando significados diferentes, como paixão, sexo, amizade, etc. Mansidão não é calma. Eu já visitei gente calma que estava na cadeia por homicídio.
Pior que confundir o significado das palavras é quando identificamos as nossas atitudes erradamente, nomeando-as de forma equivocada, como por exemplo: chamamos de perseverança a nossa obstinação teimosa, batizamos de humildade a nossa mediocridade, denominamos de fé o que é presunção. A expectativa passa a ser a nossa esperança, a omissão se travesti de misericórdia, a indiferença e o medo se disfarçam de prudência. o sossego vira paz, a conformidade ganha cara de contentamento, a chocarrice se pinta de alegria, a experiência ganha fama de maturidade, a indolência se cobre de descanso, a inércia se finge de quietude, o monólogo é a nossa oração e a escravidão uma forma de submissão.

Por @Francoamd7

Servo Livre
Últimos posts por Servo Livre (exibir todos)