Ensino

Servindo graça

Paulo nos lembra que a vida cristã começa pela graça ao nos dizer “pela graça sois salvos” (Ef. 2:8). Mas também afirma que ela é sustentada pela graça, pois “a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente” (Tt. 2:10,11).

Dependemos da graça de Deus para tudo. Por isso, somos chamados a nos aproximar do trono da graça (Hb. 4:16), e a não nos privarmos dela (Hb. 12:15). Somos responsáveis por manter livres e limpos os canais por onde a graça nos alcança.

E quais são os canais ou meios de graça? Poderíamos falar da Palavra e da oração, entre outros. Contudo, há um meio de graça para o qual minha atenção tem sido despertada nestes dias. Pedro trata desse canal ao dizer: “Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus” (I Pe. 4:10).

Despenseiro é o encarregado pela despensa, o servo responsável por prover o alimento aos seus conservos. Portanto, somos responsáveis por prover graça aos nossos irmãos. Há uma porção da graça que Deus quer distribuir através de nós. E há também porções da graça que só nos alcançam através de nossos irmãos. A Igreja é um meio de graça. Conhecedor dessa realidade, o autor da carta aos Hebreus nos ensina: “Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia” (Hb. 10:25).

Há uma parcela da graça que Deus tem para você que só será encontrada em meio à Igreja, e que não será encontrada de outra forma. Quis Deus que fosse assim ao nos reunir em um só Corpo. Por isso, viva relacionamentos profundos, íntegros e verdadeiros dentro do Corpo de Cristo. Não se conforme com a superficialidade. Receba a graça e seja um canal de graça. Não se prive daquilo que Deus tem para você.

Em Cristo,

Anderson Paz