Ensino

Nada substitui a prática

Ao término do seu discurso conhecido como “Sermão do monte” (Mateus 5, 6 e 7), Jesus contou a parábola do homem prudente e do insensato (Mateus 7:24-27). Ele não poderia fechar o seu discurso de maneira melhor, ou seja, enfatizando que tudo que Ele havia dito, não teria significado algum na vida das pessoas se elas não os colocassem em prática.

Muitas vezes podemos imaginar que o simples conhecimento da Palavra de Deus nos torna cristãos. Isso é um engano. Um homem pode saber tudo sobre os maratonistas, todas as técnicas para se alcançar longas distâncias, contudo não será um atleta se não colocar o pé para fora de casa e correr. Igualmente, podemos saber muitas coisas sobre o que está na Bíblia, porém, não seremos cristãos verdadeiros se não colocarmos seus ensinamentos em prática.

Em outras palavras, quando Jesus contou a parábola acima citada, Ele estava dizendo que não há substituição para a prática. Tiago, em sua carta, chega a dizer que aquele que não põe em prática o que ouve da Palavra, está se enganando, está contando uma mentira para si mesmo, dizendo que está tudo bem quando na verdade não está. “Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática”. (Tiago 1:22 NTLH).

Sem a prática somos débeis, inconstantes e sujeitos ao risco de sermos derrubados por qualquer “vento”, diga-se, qualquer situação que nos desafie mais profundamente. Talvez esteja aí uma das razões do número de desviados ser tão grande, pois quando não praticamos o que aprendemos, o ensino não cria raízes.

Jesus poderia pensar que, por seu sermão ser tão direto e profundo, isso seria suficiente para que os ouvintes experimentassem uma transformação. Mas Ele não se ilude com isso; pois, conhece a todos. Ele sabe que até as palavras ouvidas diretamente de Sua boca, se não forem colocadas em prática, serão como folhas ao vento, desperdiçadas pela negligência do ser humano.

Não desperdice tudo o que você tem ouvido da Palavra de Deus. Além dela não formar em você o caráter de Cristo, te tornará responsável e você será cobrado. Mas Jesus está ao teu lado para te capacitar a praticar aquilo que Ele pede de ti.

Levante-se e, na força do Senhor, pratique.

Em Cristo,

@Cristiano_Brum

Soli Deo Gloria

Servo Livre
Últimos posts por Servo Livre (exibir todos)