Ensino

Um risco que vale a pena…

Fome intensa e miséria extrema afligiam a população de Samaria desde que a cidade fora sitiada pelo exército sírio. Devido ao cerco, todo suprimento de alimento estava cortado. Situação desesperadora: fome dentro da cidade, morte pelas mãos dos sírios em qualquer tentativa de fuga. Só pensaria em sair da cidade quem não tinha nada a perder, quem já não tinha expectativa alguma quanto à vida. E haviam quatro homens, junto à porta da cidade, exatamente nessa condição.

Quatro leprosos, homens que sofriam o desprezo e a rejeição, em meio à fome, concluíram:  “Por que ficar aqui esperando a morte? Se resolvermos entrar na cidade, morreremos de fome, mas se ficarmos aqui, também morreremos. Vamos, pois, ao acampamento para nos render. Se eles nos pouparem, viveremos; se nos matarem, morreremos” (II Rs. 7:3,4).

Ao anoitecer, entraram no acampamento inimigo, e se surpreenderam com o que viram, ou melhor, com o que não viram: os sírios. O acampamento estava completamente abandonado. Devido a uma intervenção milagrosa, os inimigos fugiram, deixando o acampamento intacto. Já não havia mais cerco, e a cidade ainda não sabia disso.  Aqueles leprosos encontraram muito mais do que poderiam sonhar. Comeram, beberam, se fartaram, mas em certo momento pensaram: “Não estamos agindo certo. Este é um dia de boas notícias, e não podemos ficar calados” (II Rs. 7:9). Então foi anunciada à casa do rei que finalmente o cerco havia terminado. A melhor notícia que Samaria poderia ouvir chegou por meio de quatro homens desprezados e rejeitados.

Parece que esse história pré-anunciou aquilo que seria dito por Paulo: “Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são” (I Co. 1:27,28).

A melhor notícia que o mundo precisa ouvir está com aqueles que tiveram um encontro com Cristo. O mundo precisa ouvir a mensagem do Evangelho! E a nós foi confiado o dever de proclamá-lo. Talvez não vejam valor em nós, nos desprezem, nos rejeitem. Podem até mesmo nos considerar loucos. Mas ainda assim, temos a mensagem mais preciosa, o maior tesouro. Comemos do pão da vida, que nos sacia plenamente. Bebemos da água que não nos deixa mais ter sede. Passamos da morte para a vida. Encontramos a Cristo!

Portanto, tendo encontrado tamanha riqueza, só podemos dizer como os apóstolos: “Não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos” (At. 4:20)

Em Cristo,

@AndersonPaz

Fonte: Pensando a Vida

 

Servo Livre
Últimos posts por Servo Livre (exibir todos)