Reflexões

Não jogue palavras no lixo

Há algum tempo assisti o vídeo Não desperdice seu púlpito, de John Piper. A mensagem que esse vídeo transmite aos pastores não só é de grande importância, como também necessária, principalmente numa época em que tantos pastores, seduzidos pelos modismos e tantas outras coisas, deixam de pregar os pensamentos de Deus e passam a pregar seus próprios pensamentos. O convite de Piper aos pastores é para que eles preguem a Palavra de Deus, que é poderosa para produzir fé nos corações.

Contudo, essa mensagem deve ser estendida a toda a Igreja, uma vez que cada cristão possui o dever de anunciar a Palavra de Deus, seja no púlpito ou em qualquer outro lugar. Afinal, temos uma palavra sobre nós que diz: “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria…” (Cl. 3:16a).

Compartilhar a Palavra é um dever de todos.  E a cada momento surgem oportunidades para compartilhá-la. A Bíblia não registra que Jesus tenha usado um púlpito para pregar, mas diz ensinou assentado num monte (Mt. 5:1),  num barco (Marcos 4:1,2) e em muitos outros lugares. Na casa de Mateus, enquanto comia com pecadores, ensinou sobre misericórdia e arrependimento, além de responder perguntas sobre jejum (Mt. 9:9-17). Quando estava à mesa na casa de Simão, o fariseu, Jesus ensinou sobre perdão e amor a Deus (Lc. 7:6-50). Falou da Palavra durante uma caminhada com os discípulos em direção a Emaús (Lc. 24:13-32) e ensinou sobre o sábado enquanto colhia espigas pelas searas (Mt. 12:1-8). Depois de ter preparado um jantar para os discípulos, Jesus conversou com Pedro sobre sua missão de apascentar ovelhas (Jo. 21:9-18). Esses são apenas alguns exemplos do que Jesus ensinou, não de um púlpito ou numa reunião caseira de estudo bíblico, mas no seu dia-a-dia.

Jesus agia, em relação aos seus discípulos, da mesma forma que um pai deveria agir para com seus filhos: “Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma… Ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentados em vossa casa, e andando pelo caminho, e deitando-vos, e levantando-vos” (Dt. 11:18,19).

Todas as vezes que dois cristãos se encontram, há espaço para que a Palavra seja compartilhada. Seja em casa, num restaurante, numa caminhada. Contudo, isso é determinado pelo quanto de Palavra existe nesses corações, e não pela separação de um momento específico destinado a isso. Afinal, Jesus disse: “O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração” (Lc. 6:45).

Em Cristo,
Anderson Paz