Ensino

Um “Jesus” mutilado e o Jesus da Bíblia

Em certa ocasião, um grupo de gregos foram até Filipe dizendo: “queremos ver Jesus” (Jo. 12:20-21). Dois milênios após a encarnação do Verbo, quem precisa dizer “queremos ver Jesus” são os que afirmam conhecê-lo. Infelizmente, a visão de muitos acerca de Jesus está embaçada, distorcida, e por isso há muitas versões de “Jesus” sendo anunciadas, todas elas mutiladas de verdade. Precisamos conhecer o Jesus da Bíblia.

Há quem pregue a graça destituída de verdade; o perdão dos pecados que não demanda arrependimento; o amor que não necessita de santidade; a misericórdia que ignora a gravidade do pecado; o céu negando a existência do inferno. Tudo isso corresponde à apresentação de um  “Jesus” mutilado, um Cristo pregado conforme a conveniência do pregador ou dos ouvintes.

Contudo, no Jesus da Bíblia vemos a conjugação perfeita entre a graça e a verdade (Jo. 1:17). A verdade denuncia com clareza e firmeza o pecado, ao dizer “qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento” (Mt. 5:22), “qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração” (Mt. 5:28), “do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias” (Mt. 15:19). Mas em Jesus também vemos a mais extraordinária e incomensurável graça, pela qual diz a um pecador “os teus pecados te são perdoados” (Lc. 5:20), que diz a uma mulher adúltera “eu não te condeno” (Jo. 8:11), que diz a um ladrão arrependido “hoje estarás comigo no paraíso” (Lc. 23:43), e que garante a todo homem que é possível vencer o pecado, pois é Ele quem diz ao arrependido: “vai e não peques mais” (Jo. 8:11).

Jesus não ignora a gravidade do pecado. Afinal, foi o próprio Jesus quem disse:“Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ser todo ele lançado no inferno” (Mt. 5:29). Mas nEle há verdadeira misericórdia e perdão, pois ele veio buscar e salvar o que se havia perdido, e Ele salva o perdido chamando pecadores ao arrependimento (Lc. 5:32).

O Jesus da Bíblia não nega a existência do inferno, e nem minimiza a importância dessa realidade. Foi Ele quem disse: “temam aquele que, depois de matar o corpo, tem poder para lançar no inferno” (Lc. 12:5). Mas é Ele quem oferece a todo pecador a alegria da salvação, e a esperança que nasce das suas palavras: “Na casa de meu Pai há muitas moradas, … Vou preparar-vos lugar”(Jo. 14:2). Nos alegraremos com o dia em que Ele mesmo nos dirá: “Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo” (Mt. 25:34).

Quão maravilhoso é Jesus. Que nossos olhos se abram para contemplarmos Sua glória. Que possamos dizer: “Queremos ver Jesus!

Em Cristo,

Anderson Paz