Ensino

Qual é a natureza da mentira?

Talvez uma das expressões mais conhecidas para se fazer referência ao diabo seja o pai da mentira. Afinal, foi o próprio Jesus que se referiu a ele assim, em João 8:44 – “Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira”.

Contudo, apesar do diabo ser o pai, a origem de toda a mentira, e de nele não haver verdade alguma, ele não se viu inibido ou impedido por sua natureza a usar as Escrituras ao tentar Jesus, fazendo uso de afirmações que são verdadeiras. Ora, como pode o pai da mentira usar a verdade? Para entendermos como a verdade pode ser usada para mentir, precisamos ter clareza sobre a distinção entre verdade e mentira.

A distinção entre mentira e verdade não se dá apenas pelas palavras usadas em uma comunicação, mas também pelo propósito que se pretende alcançar com o uso das palavras. Sendo assim, toda comunicação que produz em outra pessoa uma idéia falsa sobre a realidade, é uma mentira, ainda que as palavras sejam verdadeiras.

Portanto, a omissão ou a “meia-verdade ” que produz no outro uma idéia equivocada da realidade é mentira. Até mesmo uma informação verdadeira pode ser usada para produzir uma representação falsa na mente de outra pessoas. É assim que funciona a distorção e a manipulação da verdade.

À luz disso, sabemos que enquanto permanecer na mente da outra pessoa uma representação não real, a mentira permanece. Esse pecado não se esgota em um único ato. É um pecado que permanece em contínua execução até que a verdade seja dita. Portanto, não é necessário apenas deixar a mentira, mas falar a verdade. É preciso desfazer o engano, reparar o dano causado.

Além disso, precisamos viver de modo claro e transparente. Não podemos deixar que nossos irmãos tenham uma idéia equivocada sobre quem nós somos e sobre o que fazemos. É por isso que Paulo nos convoca a vivermos na luz ao dizer “vocês todos são filhos da luz, filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas” (I Ts. 5:5). E quando fala sobre o que é a luz, Paulo afirma: “tudo o que é exposto pela luz torna-se visível, pois a luz torna visíveis todas as coisas”(Ef. 5:13).

Por fim, é necessário também que nos orientemos conforme a palavra que nos diz: “confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados” (Tg. 5:16).

Em Cristo,

Anderson Paz