Ensino

Provai e Vede!

“Oh! Provai e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia” (Salmo 34:8).

Em seu livro “A si mesmo se esvaziou”Marcos S. de Moraes faz uma observação que despertou minha atenção. Quando os apóstolos foram chamados (Mateus 4:18-22), o que eles sabiam acerca de Jesus? Pouco. Eles sabiam muito pouco.

Eles não sabiam que estavam diante do Criador, o qual, depois de tanto tempo andando com eles, ainda teve que dizer a Filipe: “estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” (João 14:9). Não sabiam de todos os milagres que viriam a ocorrer e que hoje estão registrados nas Escrituras, a fim de que creiamos (João 20:30,31).  Não sabiam que Jesus iria morrer por eles, ressuscitaria, seria recebido nos céus e se assentaria à direita do Pai (Lucas 24:44-8).  Não sabiam que Jesus edificaria a Igreja, derramaria o Espírito Santo e voltará, com poder e grande glória, para julgar os vivos e os mortos.

Enfim, eles sabiam pouco. Contudo, o pouco que sabiam foi suficiente para convencê-los a largar tudo e seguir a Jesus. Na caminhada com Jesus, ouviram palavras que não compreendiam, mas mesmo assim permaneceram com o Senhor. Em certa ocasião, depois de ter feito um discurso considerado duro e de difícil compreensão, e por isso muitos o deixaram, Jesus se voltou aos doze e lhes perguntou se também não queriam deixá-lo. Então Pedro diz a Jesus: “Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna” (João 6:68). Talvez Pedro não tivesse entendido tudo o que Jesus falou, mas já estava tão cativado, tão preso à palavra de Jesus, que não enxergava mais ninguém a quem pudesse ir. Já tinha experimentado das palavras de Cristo, as quais são espírito e vida (João 6:63). As palavras de Jesus eram tão especiais que fez com que ardessem os corações dos discípulos que estavam no caminho de Emaús, mesmo quando eles ainda não haviam reconhecido o Jesus ressuscitado (Lucas 24:32). Eles já haviam entendido o chamado que nos diz: “Provai e Vede!”

Na caminhada cristã, o que nos prende a Jesus não é o conteúdo de informações acumulamos a respeito dEle, mas o quanto o experimentamos, o conhecemos de fato. O que nos faz perseverar é o quanto somos cativados por sua pessoa, palavra, poder e obra. Pedro, em sua carta, nos exorta a nos alimentarmos do puro leite espiritual, desde que já tenhamos provado a bondade do Senhor:

“desejai como meninos recém-nascidos, o puro leite espiritual, a fim de por ele crescerdes para a salvação,   se é que já provastes que o Senhor é bom” (I Pedro 2:2,3).

Lembremos mais uma vez da convocação que o salmista nos faz: “Oh! Provai e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia” (Salmo 34:8).

Diante disso, eu oro: Senhor, faça com que os nossos corações ardam quando estivermos em contato com tua Palavra!

Em Cristo,
Anderson Paz