Reflexões

Quem é o pastor?

A fala de Jesus em Mt. 18:12-14 talvez seja um dos textos mais conhecidos do Novo Testamento. Nele Jesus nos diz:

“O que acham vocês? Se alguém possui cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixará as noventa e nove nos montes, indo procurar a que se perdeu? E se conseguir encontrá-la, garanto-lhes que ele ficará mais contente com aquela ovelha do que com as noventa e nove que não se perderam. Da mesma forma, o Pai de vocês, que está nos céus, não quer que nenhum destes pequeninos se perca”.

Ao lermos essa parábola, rapidamente pensamos no cuidado que Jesus tem por nós. Afinal, Ele veio salvar o que se havia perdido. Contudo, precisamos dar a devida atenção ao que é dito logo depois da parábola. Após declarar que o Pai não quer que seus pequeninos se percam, Jesus ensina: “Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão”. (Mt. 18:15). Percebemos que Jesus nos conta a parábola para depois falar de sua aplicação prática. Ele nos ensina a tratar do irmão em pecado, com o objetivo de que este seja ganho. E se precisa ser ganho, era porque é a ovelha perdida, ainda que em meio à Igreja. Estava perdida em seu coração.

Vemos que na parábola, em um primeiro momento Jesus é o pastor, que veio buscar o que se havia perdido. Porém, no segundo momento, a cada um de nós que é atribuída a atividade pastoral, pois somos nós que devemos confrontar os pecados de nossos irmãos.

Sabemos que o Senhor concede pastores à Sua Igreja, pessoas com um serviço específico ao Corpo de Cristo (Ef. 4:11). Porém, em um sentido amplo, todos nós somos pastores uns dos outros, temos deveres de cuidado mútuo. A Bíblia nos ordena a exortarmos uns aos outros (Hb. 3:13), admoestarmos uns aos outros (Hb. 10:25), nos aconselhar mutuamente (Cl. 3:16), entre outros mandamentos semelhantes.

Portanto, abracemos de todo coração essa missão que nos é entregue pelo Pai, sabendo que aqueles que amam o Senhor apascentam suas ovelhas (Jo. 21:15-17)

Em Cristo,

Anderson Paz
Twitter: @andersonpaz
Facebook: https://www.facebook.com/andersonpaz1986
Google+ Anderson Paz

Servo Livre
Últimos posts por Servo Livre (exibir todos)