Reflexões

Caminho para a alegria

Ao ler as Escrituras posso ter convicção de que Deus quer me fazer feliz, Ele quer me ver alegre. Essa certeza decorre da leitura das muitas bem-aventuranças mencionadas ao longo da Bíblia, bem como também de afirmações claras como a de que a alegria é fruto do Espírito (Gl. 5:22), devemos servir a Deus com alegria (Sl. 100:2), alegrar-se sempre no Senhor é um mandamento (Fp. 4:4), e que podemos pedir alegria a Deus (Sl. 51:12). Com isso não estou afirmando que o objetivo principal de Deus é alegrar o homem, pois a Bíblia é clara ao dizer que o Senhor faz tudo para o louvor da Sua própria glória. Mas, Deus quer nos fazer felizes e alegres NEle, pois isso resulta em glória ao Seu Nome. O salmista já havia percebido isso quando orou: “Satisfaze-nos pela manhã com o teu amor leal, e todos os nossos dias cantaremos felizes” (Sl. 90:14).

Talvez pareça estranho o mandamento “Alegrai-vos”. A alegria é simples de ser produzida? Ora, o mandamento parece estranho se não compreendermos que ele traz consigo alguns passos práticos a serem tomados. Há um caminho para a alegria. Um exemplo, entre outros, de passo prático no caminho para a alegria está em João 16:24 – “Até agora vocês não pediram nada em meu nome. Peçam e receberão, para que a alegria de vocês seja completa”. Sem sombra de dúvida, Jesus quer nos alegrar por meio das respostas às nossas orações. E quer que nossa alegria seja completa, plena. Contudo, o Senhor também deixa claro que respostas às nossas orações exigem perseverança, pois Ele mesmo nos ensina sobre o dever de orar sempre, sem jamais esmorecer (Lc. 18:1-8), e também nos diz: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á” (Lc. 11:9).

Uma das razões de não experimentarmos a alegria que Deus tem para nós, está no fato de não darmos os passos necessários no caminho para a alegria. Muitas vezes esses passos exigirão de nós esforço, empenho, dedicação, perseverança. Contudo, sempre é bom lembrar que “aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão”. (Sl. 126:5)

Em Cristo,

@AndersonPaz

Servo Livre
Últimos posts por Servo Livre (exibir todos)