Ensino

O Egito de dentro

Muitas vezes o povo de Israel reclamou com Moisés dizendo que seria melhor se tivessem permanecido no Egito. Bastava uma situação desfavorável como falta de água ou comida para revelarem a vontade de voltar ao lugar onde eram escravos. O que faria um povo preferir mais ser escravo do que ser livre? Seria pela comida ou pela falsa proteção que tinham?

A Bíblia nos dá essa resposta de maneira muito clara. Ao lermos o discurso de Estevão quando estava diante do Sinédrio, vemos algo revelador: ele diz que o povo de Israel, no seu coração havia voltado para o Egito (Atos 7:39). Esta é a resposta: saíram apenas geograficamente do Egito, mas o Egito nunca saiu de seus corações.

O pior desastre que pode acontecer com alguém que diz ter recebido a Jesus como Senhor de sua vida é nunca ter renunciado profundamente o mundo e seus princípios dentro do coração. Isso o deixa suscetível não só a achar que o mundo é melhor que o Reino de Deus, como também, a não basear sua vida nos princípios da Palavra e sim nos padrões humanistas.

Isso pode acontecer de maneira quase imperceptível em nós. Por isso precisamos a cada dia orar como Davi: Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno (Salmo 139: 23 e 24). Isso, se estamos convencidos de que o mundo não é nosso lugar e  de que nele somos escravos e não livres. Caso Ele nos mostre que ainda estamos contamindados com este mundo, devemos tomar a decisão radical de renunciar o que não vem dEle.

Sabemos que a guerra contra este mundo é muito difícil. Mas, podemos nos assegurar de que nEle somos mais que vencedores (Romanos 8:37) e crer na promessa de que Ele venceu o mundo (João 16:33).

Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele (1 João 2:15)

Em Cristo,

@cristiano_brum

SOLI DEO GLORIA

Servo Livre
Últimos posts por Servo Livre (exibir todos)