Reflexões

Exigir ser amado?

Conversando com alguns amigos, perguntei se conseguiam ver Jesus exigir algo para si. E foi para minha surpresa que ouvi um deles dizer: “eu consigo! quando Jesus estava no Getsêmani, ele confrontou os discípulos por que não conseguiam vigiar nem uma hora com ele.”

De fato, Jesus fez algumas exigências, mas analisando sua atitude e seus motivos ao exigir algumas coisas do homem, chegamos a algumas conclusões:

– Jesus era movido pelo amor em tudo que fazia e expressava. Não pelo amor a si mesmo, mas sempre pelo outro. Isso ficava evidente em suas atitudes, pois sua intenção era pura.

– Ele viu uma oportunidade de ensinar com aquela aparente “exigência”. No caso do Getsêmani, Jesus estava prestes a morrer e dar o maior ensino de todos:  dar a vida pelos seus amigos e pelos demais homens, inclusive seus inimigos. Ainda assim, demonstrou que não devemos fazer nada sozinhos, mostrou que mesmo sendo Deus, precisava da amizade e companheirismo de outras pessoas. Ele poderia pensar: “ deixa que eu passo por isso tudo sozinho, não preciso de ninguém, eu assumo tudo sem vocês!” Além disso, o evangelho de Lucas relata que os discípulos dormiam dominados pela tristeza. (Lc22:45 NVI) Sabendo da aflição que os discípulos também passavam, Jesus ensinou: “ orai, para que não entreis em tentação”. (Lc22:46) Jesus não estava expressando sua indignação com os discípulos por que estavam dormindo e o “abandonaram”. Ele não exigia por algum interesse pessoal. Jesus, mais uma vez , ensinava.

– Cheguei a outra conclusão enquanto refletia depois da conversa. Todas as vezes que Jesus dizia algo do tipo: “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim” (Mt10:37) ainda era movido pelo amor. Ele Sabia que ninguém poderia chegar ao Pai se não fosse através dEle. Sabia quem era e por isso mostrou aos homens que, apenas através de uma vida entregue a Ele, alguém poderia alcançar o Reino dos céus, o que é um presentão de um grande amigo. Jesus não privaria os homens do alvo central de sua mensagem, que os conduziria à vida: A Cruz.

Se pararmos e contemplarmos Jesus, seremos desafiados a imitar suas atitudes, que me impressionam cada vez mais. “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,” Fp2:5 (NVI)

@IderaldoCAssis

Servo Livre
Últimos posts por Servo Livre (exibir todos)