Ensino

Conhecimento que transforma

As pessoas que ouviram Jesus pregar o que seria conhecido como o sermão do monte, tinham uma coisa clara: “Ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os mestres da lei ”(Mt. 7:29 – NVI). O próprio Jesus havia advertido seus discípulos sobre esses mestres da lei, da seguinte maneira: Obedeçam-lhes e façam tudo o que eles lhes dizem. Mas não façam o que eles fazem, pois não praticam o que pregam (Mt. 23:03 NVI – Grifo meu).

Em Jesus não havia o abismo entre a teoria e a prática que existia na vida daqueles homens. Jesus não falava apenas do que sabia, mas do que vivia e isso impactou profundamente aquele povo que estava acostumado com uma referência totalmente diferente.

Os comprometidos com a maturidade precisam entender que o mero conhecimento teórico da palavra de Deus, não os torna maduros. Isso é resultado de exercitar o que aprendemos (Hb. 5:14). Tiago nos exorta em sua carta, no capítulo 1, versículo 22, que não podemos ser apenas ouvintes da palavra, mas também praticantes dela. E também diz que se apenas ouvimos a Palavra, sem colocá-la em prática, enganamos a nós mesmos. E que engano é esse? É o engano de acharmos que apenas o aprendizado da teoria é suficiente para nos formar. Mas não é assim. A teoria é um elemento da nossa formação como discípulos de Jesus. Porém é totalmente incapaz de nos transformar se não for acompanhada da prática.

Precisamos nos comprometer em ouvir e praticar cada palavra que ouvimos de Jesus. Isso é o que vai determinar o nosso crescimento. Fazemos a diferença, tanto para nós, como para os que estão ao nosso redor, quando eliminamos o abismo entre a teoria e a prática em nossas vidas. E isso, só é possível através do Senhor. Por isso, nos humilhemos diante dEle, sabendo que nada somos e nada podemos fazer. Necessitamos de sua graça para ser praticantes da Sua palavra.

Em Cristo,

@cristiano_brum

Soli Deo Gloria

Servo Livre
Últimos posts por Servo Livre (exibir todos)