Ensino

Aprender com o dia mau

O dia mau é um fato presente na vida de todos, não há como escapar. Porém, se decidimos seguir a Cristo não podemos esquecer: “… através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus.” (At 14:22, 2 Tm 3:12) Devemos atentar para os  possíveis motivos pelos quais sofremos. Posso destacar quatro motivos de muitas dores que experimentamos durante a vida:

Prova de Deus: Ninguém jamais pode dizer que Deus o tenta. (Tg 1:13) Mas Deus nos prova durante toda a nossa vida: para nos aperfeiçoar (Dt 8:2), transformar, consolar a outros com a experiência que tivemos (2 Co 1:4) e para alcançarmos o caráter de Jesus sendo agentes transformadores nessa terra.

Conseqüência: Muita gente não entende por que vive tanta “dificuldade” e culpam a Deus por sua “vida ruim”. Muitas vezes sofrem porque  semearam para a carne e colheram corrupção. (Gl 6:8) A Palavra nos diz “Se algum de vocês sofre, que não seja como assassino, ladrão, criminoso, ou como quem se intromete em negócios alheios.” (1 Pe 4:15) Isso nos dá uma idéia do pensamento de Deus acerca de semear coisas erradas.

Ignorância: Decidimos, caminhamos e erramos. Em muitas situações colhemos o sofrimento por não conhecermos a vontade de Deus. O fruto dessa ignorância gera dores e sofrimento. “Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.” (Mt 22:29)

Disciplina: Esse motivo é exclusivo para os filhos de Deus, que creram e receberam Jesus como dono de suas vidas. O que vive como bastardo não pode ser disciplinado por Deus e pela Igreja. “Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, E não desmaies quando por ele fores repreendido; Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho.” (Hb 12:5-6) A repreensão do Senhor é dolorida e firme. Ele não massageia nosso ego, nem vê problema em nos corrigir com dor e sofrimento. Isso porque o fim de sua correção é o nosso APERFEIÇOAMENTO. Isso deve nos encher de esperança. Somos limpos e aperfeiçoados pela correção de Deus para nos tornamos participantes de sua santidade.

Que essas verdades estejam em nosso coração e em nossa prática. O sofrimento pode ser a chave que nos liberta de muitas cadeias. Não desanime caso esteja em uma dessas circunstâncias. Ao invés disso, lembre se de que estamos em rumo ao crescimento e à maturidade.

Ideraldo Costa de Assis
* Charge que ilustra o post: @andredebs

Servo Livre
Últimos posts por Servo Livre (exibir todos)