Ensino

Pela edificação dos santos

Quando Pedro teve a revelação de que Jesus era o Cristo, o Filho de Deus (Mt.16.16), o Senhor lhe respondeu: Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. (Mt 16: 18) Muitos pensam que Jesus estava afirmando aqui, que Ele edificaria Sua igreja sobre Pedro, mas na verdade, Jesus estava dizendo que a base para edificação da Igreja é o Senhorio de Jesus, ou seja, a revelação que Pedro acabara de ter.

Podemos ver que existe no coração de Deus o desejo de que sua Igreja seja edificada. Edificar significa erguer, levantar, construir, ou seja, crescimento. Segundo a Palavra, vemos que Deus escolheu uma maneira para essa edificação: o serviço de cada discípulo. Efésios 4:11-12, nos mostra que quando cada discípulo desempenha o seu papel na Igreja, servindo com sua vida, ministérios e dons, a edificação é promovida.

Porém, lendo o versículo 12 desse texto, vemos também que Jesus quer aperfeiçoar os santos para desempenharem seu serviço de maneira plena e madura. E como ele aperfeiçoa os Santos? A reposta está nos versículos 11 e 12: E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo. Estes versículos nos falam de ministérios específicos que Deus deu a alguns no meio da Igreja, pelos quais, cada discípulo é aperfeiçoado e assim capacitado a desempenhar seu serviço de maneira eficaz. Cada um desses ministérios tem uma função específica que colabora com o aperfeiçoamento da Igreja, que nos ajuda a sermos cada vez mais maduros na vida cristã e a nos tornar cooperadores em sua obra.

O Senhor Jesus, que anela pela edificação da Igreja, constituiu os apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres. Todo aquele que sabe que Jesus é o Senhor da Igreja, deve submeter sua vida a esses ministérios, pois trabalham para o nosso aperfeiçoamento. Só assim veremos uma Igreja madura e equilibrada, onde todos estarão desempenhando seu serviço de modo a alcançarmos aquilo que está no coração dEle: a nossa unidade e transformação à semelhança de Jesus.

Em Cristo

@cristiano_brum

Soli Deo Gloria

Servo Livre
Últimos posts por Servo Livre (exibir todos)