Ensino

Nos tornamos naquilo que admiramos

**charge: @Andredebs

“Nós nos tornamos aquilo que amamos”, já dizia A.W.Tozer em uma de suas ministrações. Essa frase retrata uma realidade espiritual que a bíblia descreve em alguns fatos narrados e em princípios deixados por Jesus. E a cada dia que passa a reconheço em minha vida e na de muitas pessoas que conheci e com as quais convivo.

O fato é que estamos em constante transformação. Somos o conjunto de decisões que tomamos ontem e somos levados a viver de acordo com as influências que escolhemos para nós. Temos a grande tendência de ter afeição por alguém ou alguma coisa. Existe dentro de nós um anseio por venerar, admirar, adorar algo e esse anseio foi plantado pelo próprio Deus. O grande problema está quando administramos isso de maneira equivocada e ignoramos o alerta que a Bíblia nos faz de que nos tornamos semelhantes àquilo que adoramos (Sl. 115:8; 135:18).

Nos inclinamos a admirar, seguir, ou até mesmo idolatrar o que nos é conveniente. Confiamos no dinheiro, nos apegamos a pessoas e veneramos posições sociais. Somos influenciados o tempo todo por aquilo que nos chama a atenção, seguimos tendências musicais, artistas com quem nos identificamos e estilos que cremos ter mais a ver com o nosso gosto. E no fim de tudo, nos vestimos, nos comportamos e somos guiados por algo mais forte que dita nosso ritmo

Já fui escravo de sentimentos por pessoas, já fui fiel admirador de personalidades e me comportava de maneira muito parecida com aquilo que acreditava ser a mensagem delas. Já fui cativo por acreditar que uma carreira que admirava seria o que eu precisava para viver bem. O fato diante do qual temos que nos render é: em nossa vida estamos caminhando e sofrendo alterações. Ou para melhor ou para pior. Ou crescemos ou definhamos. Ou alcançamos ou perdemos.

Aprendemos assim que adorar é admirar, contemplar. O que precisamos é contemplar o que é certo, o que existe para ser contemplado. Jesus, a exata expressão de Deus, é autor e consumador da nossa fé e devemos olhar firmemente para Ele. (Hb 12:1) Admirar seu poder, sua obra, suas atitudes, deve ser o foco da nossa vida. Toda vez que nos esquecemos ou perdemos isso de vista, nos tornamos vazios, pois deixamos de fazer o que fomos feitos para fazer. Somos transformados para alcançar a maturidade que tanto precisamos, quando adoramos a Deus, ou seja, quando contemplamos seu Filho e suas obras.

**Alguns podem não entender bem os significados das figuras do leão e do cordeiro que estão na charge, mas elas destacam as maneiras como Jesus é apresentado nas escrituras. Tanto como o Leão da tribo de Judá, como o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. O cordeiro expressa a mansidão característica de Jesus “e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração.“Mt(11:29) e o Leão expressa a coragem, a ousadia, o homem de verdade que Jesus é. “Quando, pois, Jesus lhes disse: Sou eu, recuaram e caíram por terra.“(João 18:6) E a forma como enxergamos Jesus define o quanto e como podemos imitá-lo.

@IderaldoCassis

Servo Livre
Últimos posts por Servo Livre (exibir todos)