Ensino

Aprendendo a descansar

por: @Andredebs

 

Deus é quem dá o crescimento”. Esta declaração, apesar de simples, traz em si uma verdade essencial para todos os que se comprometeram com a maturidade cristã. Ela nos guarda de andarmos angustiados e ansiosos na tentativa de realizar algo que não é da nossa competência. Sempre precisamos lembrar que o crescimento não é obra humana, mas divina. Sendo assim, o nosso papel em nossa transformação à imagem de Cristo consiste tão somente na humilde confiança e no descanso em Deus. Contudo, é preciso que fique claro e nítido que descansar em Deus não é, de forma alguma, sinônimo de ócio. Muito pelo contrário, descansar em Deus representa muito trabalho. Se assim não fosse, Paulo não teria dito:

Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus” (I Co. 3:6).

À luz das Escrituras, compreendo que, no que tange ao nosso crescimento em Cristo, o descanso em Deus consiste em pelo menos três atitudes.

A primeira delas é o fato de que descansar em Deus é realizar tudo o que é de nossa competência, deixando os resultados, a parte mais difícil, com Deus. Portanto, o descanso é a firme confiança na Palavra de Deus e o compromisso em praticá-la. Nós, humanos, fracos e limitados, não podemos efetuar por nós mesmos a maturidade. Seja a nossa, seja a dos que estão ao nosso redor. Contudo, a nós nos cabe o “plantar e regar”.

Além disso, descansar em Deus também consiste em confiar que “Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” (Rm. 8:28 NVI). Se não enxergarmos todas as coisas sob essa ótica, não poderemos desfrutar do crescimento que vem dEle.

Por fim, descansar em Deus é reconhecer humildemente que todo o mérito pelo crescimento é do próprio Deus, e não nosso. É Ele quem opera toda transformação e concluirá a boa obra que começou em nossas vidas. Lembrar dessas verdades nos renova, pois nos livra de toda sobrecarga, frustrações e desapontamentos, e também nos desafia ao nos chamar a exercermos com diligência e fidelidade aquilo que é de nossa responsabilidade.

Sendo assim descansar é parte do trabalho que temos pela frente sabendo que ele é para nós tudo, age em todas as coisas e fará todas as coisas para que cresçamos.  Cabe a nós sermos fiéis.

@AndersonPaz

Servo Livre
Últimos posts por Servo Livre (exibir todos)